Estratégias de acolhimento emocional

Projeto de Extensão

Saiba como proceder caso você perceba que alguém está precisando de ajuda
O primeiro contato pode minimizar o sofrimento
 

Pessoa bastante emocionada

Chorando ou queixando de mal estar, mas que está lúcida/consciente, isto é, sabe onde está e não apresenta falas e pensamentos desconexos

1 - Leve a pessoa a um local reservado e diga que está disponível para escutar. Evite que a pessoa fique exposta em lugares de grande circulação ou ambiente que outros possam ouvir e interferir.

2 - Durante a conversa, perceba ou pergunte quem são as pessoas próximas dela e em que confia. Lembre-se de anotar os contatos da pessoa e de referências que ela indicar (nome, matrícula,
telefone, e-mail).

3 - Marque um horário para uma nova conversa (mesmo que seja para repassar o caso para um profissional, é importante mostrar disponibilidade para auxiliá-la).

4 - Se tiver autorização dela, acione pessoas da confiança e/ou entre em contato com a Prace. A concordância é importante para estabelecer confiança.

5 - Ofereça suporte à pessoa: serviços do município e da UFOP (Centro de Saúde e Prace).

Pessoa triste e verbalizando vontade de cometer suicídio

1 - Leve a pessoa a um local reservado e diga que está disponível para escutar. Reforce que compreende os motivos da tristeza dela e que está disponível para saber mais das motivações dos sentimentos dela. Apenas ouça, sem fazer julgamento ou emitir opinião sobre o relato.
Se a pessoa permanecer um tempo em silêncio, respeite o momento e mostre-se disponível para ouvir quando ela desejar.

2 - Durante a conversa, perceba ou pergunte quem são as pessoas próximas dela, em quem confia e que podem ser companhia enquanto estiver com tais pensamentos. Lembre-se de anotar os contatos da pessoa e de referências que ela indicar (nome, telefone, e-mail).

3 - Se tiver autorização da pessoa, acione imediatamente as pessoas que ela indicar e/ou entre em contato com a Prace. É fundamental que a pessoa não fique desamparada e sozinha. Você pode pedir para que ela aguarde no setor até que alguém que ela indicou chegue para acompanhar.

Pessoa bastante emocionada e alterada

Chorando muito, se debatendo e com falas estranhas ou não compreensíveis, isto é, está em crise e não apresenta falas/pensamentos conscientes

1 - Ligue ou peça para alguém entrar imediatamente em contato com:
192 - SAMU ou
193 - Corpo de Bombeiros ou
Guarda Municipal (em último caso).
Busque informações sobre a pessoa, nome, curso/departamento/setor, pessoas de referência na Instituição ou que possam dar mais informações sobre ela.

2 - Entre em contato com pessoas próximas dela (preferencialmente familiares/amigos).

3 - Caso a pessoa se acalme, ofereça suporte a pessoa: serviços do município e da UFOP (Centro de Saúde e Prace).

 

PARA SOLUCIONAR DÚVIDAS E PEDIR ORIENTAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A PRACE:  (31) 3559-1271 ou orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br