ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS
Acolhimento e Orientação
Discentes da graduação de Ouro Preto | portasabertas.csaude@ufop.edu.br |
Discentes da graduação de Mariana | psicologia.mariana.prace@ufop.edu.br |
Discentes da graduação de João Monlevade | elizeuassis@ufop.edu.br |
Discentes da pós-graduação | psicologia.patricia@ufop.edu.br |
Centro de Valorização da Vida
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, antendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, 24 horas por dia. |
ESPAÇOS DE INTERAÇÃO E REFLEXÃO
Autocuidado |
Orientadora: Eva Bessa Soares A presente proposta será embasada nos pressupostos da Psicologia Positiva (Seligman, 2012 e 2010) quais sejam as virtudes humanas, gratidão, felicidade qualidades e virtudes humanas, emoções positivas e forças de caráter. Apoia-se também na teoria da Dinâmica de grupo (Lewin, 1978), a qual valoriza as interações humanas e a sua influência na aprendizagem. A Arteterapia (Naumburg, 1973) também nos auxiliará nesse projeto, na medida em que preconiza o desenvolvimento e a aplicação das artes, da criatividade, das ações e relações humanas como possíveis promotores de saúde, assim como agentes que podem atuar na prevenção de danos à saúde. Em linhas gerais, busca-se um acolhimento e desenvolvimento humano voltado para o bem-estar, a saúde mental e emocional de alunos (as) do ICEA e demais departamentos que tenham interesse em participar. A partir de discussões e reflexões sobre tais temas, objetiva-se conscientizar para o desenvolvimento de relacionamentos intra e interpessoais mais saudáveis e produtivos. |
Yoga para Todos |
Orientadora: Lívia Helena Moreira e Silva É cientificamente comprovado que o yoga é uma atividade que trabalha o indivíduo como um todo, pois contempla exercícios físicos de força, equilíbrio e flexibilidade e abrange também atividades de relaxamento, respiração consciente e controle do fluxo mental através da meditação. O projeto Yoga para Todos na Universidade Federal de Ouro Preto tem uma história de três décadas de oferta de práticas de Shivam Yoga para a comunidade interna e externa à UFOP. Ao longo desse tempo, o projeto vem contribuindo para a melhora da saúde física, emocional e mental dos participantes. Quanto à saúde física, observa-se: aumento da vitalidade; melhora da qualidade do sono, da flexibilidade, do senso de orientação e da coordenação motora; correção da postura corporal; alívio de dores, entre outros. A prática de yoga, portanto, melhora a qualidade de vida do praticante como um todo, trazendo sensação de bem-estar geral e de pertencimento ao mundo, que acarretam em melhora do rendimento escolar, da qualidade do trabalho, da produtividade, do desenvolvimento cognitivo e da sociabilidade. Desde 2020, em decorrência da pandemia de coronavírus, o projeto adaptou-se muito bem à modalidade on-line, com transmissão ao vivo das práticas pela plataforma Google Meet, sem prejuízos ao atendimento do público, que também pôde acompanhar a qualquer momento as aulas gravadas disponibilizadas no canal do projeto no Youtube. A retomada das atividades presenciais serão condicionadas às normas sanitárias adotadas pela Universidade, excluindo-se a participação de pessoas com comorbidades e mantendo-se o distanciamento entre os participantes, considerando-se também o espaço cedido pelo Cedufop e as regras de utilização estabelecidas por sua administração. |
Recriando a tradição: práticas integrativas como ferramentas para a reconstrução do entendimento familiar em prol do bem-estar |
Orientador: Yã Grossi Andrade Com crescentes demandas acadêmicas, pressões sociais e emocionais, é fundamental que as instituições de ensino superior adotem abordagens para promover o bem-estar e a saúde mental dos estudantes. Reconhecendo a importância do equilíbrio entre corpo, mente e espírito para o desenvolvimento integral dos indivíduos, o projeto visa democratizar o acesso a terapias complementares, ao trazer tópicos das dinâmicas familiares via palestras, dinâmicas e meditações guiadas. Ao promover o acesso a terapias complementares e adaptar técnicas para o contexto universitário, capacita-se os estudantes a enfrentar os desafios da vida universitária de forma mais completa e motivada, preparando-os para se tornarem profissionais e cidadãos mais equilibrados e resilientes. |
JEU - Jogos Esportivos Universitários |
Orientador: Bruno Ocelli Ungheri Nas palavras de Luz (2020), as experiências esportivas e de lazer dos sujeitos indicam, sobremaneira, o estado de promoção da saúde física e mental nas sociedades modernas. Vale destacar que, independentemente do viés competitivo, participativo ou educacional, as atividades físicas se mostram como ferramentas importantes para o autoconhecimento, o desenvolvimento da identidade e até mesmo da emancipação social. Assim, considera-se que a prática esportiva traz consigo elevado potencial de promoção do Bem-Estar Psicológico, dado que a subjetividade presente em suas diferentes manifestações pode desencadear processos como individuação, auto realização, maturidade e completo funcionamento. Rossato et al. (2021) demonstraram ''que a universidade pode influenciar nos hábitos dos estudantes trazendo maior qualidade de vida e saúde a esses e às pessoas que com eles convivem, pela reverberação de hábitos da prática esportiva adquirida no ambiente universitário''. O presente projeto busca estimular a convivência entre discentes, docentes e TAEs através de competições esportivas, além de promover a integração entre as comunidades acadêmicas dos diferentes campi da UFOP. |
FINA - Fico e Treino na UFOP |
Orientador: Everton Rocha Soares A prática de exercícios físicos feita de forma regular, moderada e saudável, juntamente à adoção de um ritmo de vida mais ativo, está diretamente relacionada à melhoria da saúde física, mental e do bem-estar geral das pessoas (OMS, 2020; DOMINSKI, 2021). Em contrapartida, no meio universitário, face a rotina estressante e ao elevado grau de exigência acadêmica, observa-se uma importante propensão de os e as estudantes adotar e/ ou manter um estilo de vida sedentário (CARBALLO-FAZANES et al., 2020). Em conjunto, esses fatores podem impactar negativamente no desempenho acadêmico (DIAS DE JESUS; MORALES, 2022) e na permanência dos e das estudantes na universidade (SILVA et al., 2022). Nesse sentido, Guedes, Legnani e Legnani (2012) postulam que a estruturação e delineamento de programas de promoção de exercício físico para universitários deve considerar o e a estudante em sua dimensão humana, de forma a favorecer o processo de formação, valorizar suas capacidades e habilidades, bem como compreender dificuldades latentes. Ademais, evidências mostram que a o exercício físico está associado ao melhor desempenho acadêmico, gerando efeitos positivos diretos e indiretos no processo de aprendizagem de estudantes universitários (ARDILA; GÓMEZ-RESTREPO, 2021; REN et al., 2021). Diante disso, o projeto busca favorecer a permanência saudável de discentes da UFOP na Instituição, a partir da melhora do desempenho físico, mental e acadêmico e do aumento da percepção de pertencimento. |
Xadrez na UFOP |
Orientador: Everton Rocha Soares O jogo de xadrez pode ser relacionado à diferentes domínios da função cognitiva, pois ele exige grande concentração e atenção (NICHELLI et al., 1994) estando ainda presente em muitas culturas como instrumento de alfabetização, aprendizado e como uma prática de lazer sadia e educativa (FRANKLIN et al., 2020). A prática do xadrez é dinâmica e capaz de provocar o aprimoramento e desenvolvimento de potencialidades benéficas em seus praticantes, como o estabelecimento de estratégias dialógicas, cooperativas e interativas, que podem proporcionar um melhoramento e um maior empenho acadêmico em diferentes áreas do conhecimento, tanto na educação básica (VELOSO-SILVA, 2010; GARCIA CAMEJO et al., 2020) como no ensino superior (LANDIM, 2014; GOMES 2023). Neste sentido, ao entender que o Jogo de Xadrez pode contribuir para o desenvolvimento psicológico e social de seus praticantes, entende-se que a oportunização deste jogo para universitários pode ser uma ferramenta bastante importante para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social destes estudantes. |
Capoeira para Todos |
Orientador: Harrison Bachion Ceribeli Considerando a potencialidade que a capoeira traz para seus praticantes, isto é, o resgate e afirmação de diversos aspectos da cultura afro-brasileira e o bem estar físico e mental, as justificativas poderiam se encerrar por aí. Contudo, o contexto sócio-histórico da população marianense ressalta ainda mais a importância dessa atividade, principalmente dentro da universidade pública. Nesse sentido, podemos entender primeiramente a historicidade do território em que se insere a UFOP, lugar que foi a primeira capital de Minas Gerais, estado construído pela mão de obra preta escravizada, principalmente se considerarmos a Região dos Inconfidentes, que, depois da Bahia, é o local com mais porcentagem de pessoas autodeclaradas negras. A prática de capoeira se apresenta, nesse sentido, como afirmação e resistência de uma matriz cultural sistematicamente combatida há séculos. A UFOP, ao levar através do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência a prática da capoeira aos seus campi, promove uma realização que se conecta em diversos níveis com aqueles que frequentam a universidade e com a comunidade marianense de maneira geral, fomentando até mesmo que ocupe esse local. |
Ciclo Saudável: Ações afirmativas para o Cuidado Menstrual na UFOP |
Orientador: Isabela Neves de Almeida O ciclo menstrual é um ciclo biológico natural da vida de pessoas que menstruam. Em alguns contextos sociais pode influenciar diretamente no bem estar, na autonomia, no direito de ir e vir com segurança física e no contexto acadêmico, inclusive no desempenho acadêmico e bem-estar emocional. No atual contexto social do Brasil é frequente observar a falta de suporte adequado para lidar com essa questão no ambiente universitário. Este projeto justifica-se pela necessidade eminente de preencher essa lacuna, com o objetivo de promover acompanhamento integral e educativo às pessoas que menstruam na UFOP. O projeto atuará na promoção da saúde menstrual, fornecendo informações sobre cuidados menstruais, higiene íntima, saúde física e emocional durante o ciclo menstrual. Além disso, também incluirá a distribuição gratuita de absorventes, reconhecendo a importância de garantir o acesso a produtos de higiene menstrual de maneira universal para estudantes que menstruam, independentemente de sua situação financeira. |
Ensino e Prática de Artes Marciais |
Orientador: Daniel Barbosa Coelho As artes marciais são um conjunto de práticas e técnicas que visam o desenvolvimento físico, mental e espiritual, usadas como meio de autodefesa, autocontrole e desenvolvimento pessoal. Nesta proposta serão ensinados os fundamentos técnicos, exercícios preparatórios e filosofia de diferentes modalidades de artes marciais à comunidade universitária em um ambiente acolhedor, diverso, inclusivo e saudável. No tatame todos são tratados da mesma forma, independente da sua raça, cor, gênero ou condição financeira, pois precisa-se do outro para que se possa praticar e todos se desenvolvam juntos e os mais experientes orientam os menos experientes sem verticalidade. O objetivo do projeto é oferecer diferentes práticas corporais alinhadas a filosofias de conduta baseadas nas artes marciais orientais; proporcionar um ambiente de prática de atividade física não voltada para o alto rendimento esportivo; e elaborar eventos relacionados às artes marciais como seminários, congressos, mostras e torneios. |
PREVINA - Estratégia de Atenção à Saúde na Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST |
Orientadora: Isabela Neves de Almeida Este projeto se consolida como uma ação institucional de promoção e educação em saúde, por apresentar a proposta de realizar os testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Sífilis e Hepatites B e C, em diversos espaços de saúde, sociais na comunidade e na comunidade Ufopiana por meio de atividades nos campi de Ouro Preto, João Monlevade e Mariana. A equipe do projeto é composta por estudantes da UFOP, professoras, técnico administrativos. A entidade referência é o LAPAC – Laboratório de Análises Clínicas da UFOP, e se estabelece por parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde. Os objetivos específicos do projeto são: realizar o rastreio e manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis na população atendida nos espaços de saúde e demais espaços sociais Ouro Preto, João Monlevade e Mariana; realizar atividades de educação em saúde; realizar atividades de promoção e educação em saúde por meio das mídias digitais; realizar análises estatísticas de prevalência e incidência das ISTS. |
Saúde em movimento: psicomotricidade e saúde mental para estudantes da UFOP |
Orientadora: Siomara Aparecida da Silva A saúde mental dos estudantes universitários é uma preocupação crescente nas instituições de ensino superior em todo o mundo. Diante desse contexto, surge a necessidade de implementar estratégias eficazes de promoção da saúde mental, visando o bem-estar dos estudantes, na forma de oferta e acesso às práticas e redes de promoção da saúde mental. O projeto "Saúde em Movimento" tem como objetivo principal oferecer atendimentos semanais por meio da psicomotricidade e práticas grupais para acolhimento e promoção da saúde mental dos estudantes da UFOP. A psicomotricidade é uma abordagem que integra aspectos psicológicos e motores, utilizando o movimento como ferramenta terapêutica para favorecer o desenvolvimento e a expressão do sujeito. Por meio de atividades motoras e expressivas, os participantes são convidados a explorar suas emoções, pensamentos e sensações corporais, promovendo o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos. As práticas grupais, as rodas de diálogo, os grupos terapêuticos, por exemplo, serão oferecidas por meio do ABRACE - grupo de acolhimento dos estudantes da UFOP, grupo terapêutico que possibilita que os estudantes compartilhem suas experiências, desafios e conquistas em um ambiente acolhedor e empático. O projeto "Saúde em Movimento" representa uma iniciativa inovadora e promissora para a promoção da saúde mental dos estudantes da UFOP. Por meio da psicomotricidade e práticas grupais, o projeto oferece um espaço de acolhimento, expressão e transformação, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral dos participantes. |
Prodesa Viva: Conscientização sobre Álcool e Tabaco na Universidade |
Orientador: José Vicente Gabriel O projeto “Prodesa Viva” busca promover a conscientização sobre os riscos associados ao consumo de álcool e tabaco na comunidade acadêmica da UFOP. Ao atuar em locais estratégicos, como restaurantes universitários, repúblicas, moradias estudantis, setores administrativos e eventos institucionais, o projeto visa impactar diretamente o ambiente cotidiano dos estudantes. A participação em eventos institucionais e o engajamento online por meio das redes sociais complementam a estratégia, alcançando um público diversificado e reforçando a mensagem de prevenção e conscientização. O "Prodesa Viva" representa, assim, uma iniciativa integrada que visa não apenas informar, mas também transformar a cultura universitária, promovendo hábitos saudáveis desde o ambiente acadêmico. |
Festival de Inverno |
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) Anualmente, em julho Contato: festivaldeinverno@ufop.edu.br |